Porque os lideres espirituais desistem?


Há muitas suposições que versam sobre o motivo da desistência de diversos líderes espirituais.

Muitos barram na convicção do chamado, outros não conseguem se preparar para a liderança, outros por problemas com caráter e tentações, e muitos desistem porque não suportam a luta travada contra os poderes das trevas.

A desistência pode-se dar por diversas formas.

Hoje porém, uma das mais comum é o desânimo dos pastores frente ás congregações que tem uma MENTALIDADE CONSUMISTA, e que esperam do pastor o suprimento de todas as suas demandas egoístas, recusando-se a participar ativamente do ministério.

Hoje, temos visto um numero alarmante de pastores e lideres espirituais, desistindo do chamado por encontrar-se no estado de ESGOTAMENTO.

A psicologia chama de : Sindrome de Burnout ( é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional)

Ainda que pastorear seja uma vocação divina, para muitos tem se tornado uma penosa profissão!


As demandas de um líder numa pequena congregação são imensas. 

Muitos desempenham o papel de : PAIS, PROFESSORES, ORADORES, ADMINISTRADORES, CAPTADOR DE RECURSOS, CONSELHEIROS, entre outras atribuições.

Tendo que permanecer sempre com um sorriso no rosto e uma aparência disposta, tentando viver de forma que seja agradável a todos, administrando as cobranças, criticas e opiniões diversas de membros da igreja.

Há um compromisso ainda de semanalmente, preparo de sermões e estudos para ter sempre o " pão fresco" para oferecer.

Um psiquiatra que trata pastores em estado de esgotamento relatou que na maioria dos casos tratados, o lider tem uma semana de trabalho com carga horária de mais 70 horas, geralmente com salários minúsculos, sem férias,  onde muitas vezes vê os seus filhos privados de coisas que outros na mesma idade usufruem, as esposas acabam ficando estressadas por terem de adicionar na sua rotina de mãe e dona de casa, as atividades da igreja.

Os lideres que desejam prevalecer contra o desânimo e o esgotamento, precisam ter uma vida poderosa de oração, devem procurar viver em comunidade, onde encontrará apoio e fortalecimento, e ensinar sua comunidade a depender de Deus.

Levar os membros a entender que a liderança não é uma espécie de SUPER HERÓI dotado de poderes que os levam a ser solucionadores de problemas.

Uma liderança saudável, e que vai permanecer firme, é aquela que conduz os membros a uma vida intima com Aquele que é o nosso ajudador, e solucionador dos nossos problemas e conflitos - DEUS.

O líder espiritual precisa saber a hora de tirar seus liderados do colo, e trabalhá-los de forma que se tornem lideres melhores que ele próprio, assim o trabalho será fracionado e o Reino Expandirá, onde Satanás perderá espaço para lançar desânimo, e o esgotamento não será uma realidade pois as cargas serão divididas.

Como líderes precisamos trabalhar a mentalidade do véu rasgado e caminho aberto, ensinar que Jesus já preparou a mesa, quem quer deve ir buscar!

Os lideres são facilitadores, são pessoas instituídas por Deus para ensinar e conduzir, e não para carregar nos ombros gerando uma relação eterna de dependência.


Lider, ministro , pastor, obreiro : peça ajuda, divida as cargas e busque a Deus acima de todas as coisas diariamente!


Comentários